Os preços dos alimentos no atacado de São Paulo registraram uma redução de 5,52% em janeiro, ampliando a tendência de queda observada no mês anterior, segundo dados da Ceagesp. O recuo foi impulsionado principalmente pelo setor de frutas, que apresentou uma retração de 10,60%, beneficiado pelo fenômeno climático La Niña, que trouxe volumes expressivos de chuva e favoreceu a produção.
Entre os itens que mais contribuíram para essa queda estão o abacate geada (-58,14%), o maracujá doce (-50,73%) e a pitaia (-48,74%). O limão tahiti também seguiu essa tendência, sendo comercializado a R$ 2,34/kg. Já as verduras registraram um recuo de 3,79%, com destaque para a alface americana (-33,19%) e a alface crespa (-33,16%).
Por outro lado, alguns produtos tiveram alta expressiva no período. No setor de legumes, o chuchu disparou 70,40%, e o tomate sweet grape subiu 59,99%. A abobrinha italiana, impactada pelas chuvas que reduziram a oferta, registrou um aumento acumulado de 85,9% nos últimos 12 meses, sendo vendida a R$ 3,01/kg.
Apesar da queda no índice geral, os consumidores devem estar atentos às variações de preços, já que fatores climáticos e sazonais continuam influenciando a oferta e a demanda dos produtos.
Fonte: Ceagesp