A Secex, que é a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, acaba de divulgar o balanço oficial completo das exportações de carne in natura do Brasil em setembro, e conforme tinha sido prometido, e agora será cumprido, o resultado final vai ser apresentado e dividido aqui com os companheiros e companheiras boiadeiros do Brasil inteiro. Pois então, o que tem pra ser contado é que o volume despachado daqui lá pro estrangeiro chegou a nada menos que 314.700 toneladas, o que vem a ser simplesmente a maior quantidade já embarcada num único mês já registrada em toda a história do setor exportador brasileiro. Em relação ao período correspondente do ano passado, este tanto de mercadoria representou um forte crescimento de 25,1%.
Mais interessante ainda foi o caso passado com o faturamento dos estabelecimentos exportadores brasileiros, que bateu na fantástica quantia de US$1,77 bilhão, sendo igualmente o melhor de todos os tempos. E fazendo a mesma comparação com o setembro de 2024, o aumento na arrecadação foi de espantosos 55,6%. Virando agora a página do relatório distribuído na praça, pra ver o que foi dito a respeito da cotação média paga pelo produto brasileiro no mercado internacional, a informação é de que o valor foi de US$5.617 por tonelada, também com uma alta muito substanciosa de 24,4%, pegando sempre como referência o mês correspondente do ano passado, né.
A gente ainda vai fazer aqui, com mais prazo de prosa e pensamento, o destrinchamento da lista dos principais destinos da nossa carne neste setembro recentemente terminado, mas já fique a amiga fazendeira sabelizada de que países como o México, o Canadá e Singapura aumentaram expressivamente as suas compras. Por outro lado, as vendas pros Estados Unidos tiveram um forte esmagrecimento, como aliás já era perfeitamente esperado pelo povo do mercado, por causa da agressão tarifária lá do presidente deles contra a nossa agropecuária. De qualquer maneira, se a intenção era atrapalhar as exportações do setor e prejudicar o nosso produtor, esta trapeira tá tendo a serventia de mostrar pro mundo inteiro que com violência e valentia vazia ninguém vai quebrar a extraordinária competência dos companheiros e companheiras pecuaristas brasileiros.
