Depois de três meses consecutivos de valorização, o preço da carne de frango recuou em novembro, segundo levantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). No atacado da Grande São Paulo, o frango inteiro congelado teve média de R$ 7,77 por quilo, registrando queda de 2,1% na comparação com outubro.
O relatório do Cepea indica que o ajuste negativo esteve diretamente ligado à dinâmica de oferta e demanda ao longo do mês. “A maior disponibilidade de frango vivo para abate ao longo do mês acabou elevando a oferta de carne no atacado, e, com o movimento sazonal de enfraquecimento da demanda na segunda quinzena, os preços foram pressionados”, ressalta a nota.
O levantamento também evidencia que, embora o setor esteja atento ao comportamento do consumidor e à reposição de estoques pelo varejo, as projeções para dezembro ainda não convergem. Uma parcela dos colaboradores consultados aposta em melhora nas vendas impulsionada pela proximidade do fim de ano, período historicamente mais aquecido. Porém, conforme o Cepea pontua, “alguns agentes seguem atentos à oferta de animal vivo acima da procura, cenário que manteria o mercado da carne pressionado”.
Assim, o desempenho futuro da proteína dependerá sobretudo da capacidade de absorção do mercado interno, do equilíbrio entre o ritmo de abates e o consumo nas festividades, além da velocidade de escoamento dos estoques no atacado e no varejo.
