A B3 anunciou nesta terça-feira (8) que vai mudar o indicador usado na liquidação financeira de contratos futuros do boi gordo. A partir de 1º de fevereiro de 2025, o índice de referência para o mercado de boi gordo deixará de ser elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e passa a ser feito pela consultoria de mercado Datagro.
Segundo o comunicado da B3, os vencimentos dos contratos serão liquidados, em média, em até cinco dias úteis. No entanto, os contratos com vencimento em janeiro de 2025 ainda serão liquidados com base no indicador do Cepea.
A mudança ocorre após algumas críticas sobre a defasagem dos índices fornecidos pelo Cepea, que é ligado à Universidade de São Paulo (USP). Em nota oficial, o Cepea confirmou o encerramento da parceria com a B3, mas informou que continuará elaborando os índices para o milho e o etanol.
A Datagro, que assume a nova função, conta com uma base de dados que inclui informações de cerca de três mil pecuaristas e 120 frigoríficos.