Notícias

Conflito entre Hamas e Israel acende sinal de alerta nos preços dos fertilizantes

Além de vidas ceifadas e histórias interrompidas, guerra pode prejudicar setor agropecuário brasileiro

Modelo

Pedro Costa

11/10/2023 19:27

Guerra em Israel

Legenda: Homem segura carcaça de míssil após ataque no sul de Israel


Fonte: Reprodução: Reuters

Notícias

A medida em que os bombardeios intensificam numa escalada sem precedentes, as regiões ficam cada vez mais vulneráveis aos ataques. Cidades, vilarejos e até fazendas foram destruídos pela guerra. Agora, a preocupação também se estende a outros setores que podem sofrer reflexos em todo o mundo.


O país é um importante produtor e exportador de cloreto de potássio (KCI). Em 2021, Israel produziu 4,5 milhões de toneladas, o que representa 6,2% da produção global. Até o fechamento deste texto, ainda não havia confirmação de danos nas fábricas de fertilizantes.


Insumo fundamental em diversas culturas, o KCI é o fertilizante mais importado pelo Brasil, que pode ter a produção afetada em função da guerra. Apesar da fabricação de adubos em Israel seguir normalmente, a escalada do conflito traz consequências importantes para o mercado global.


A orientação dos consultores para evitar que algum movimento adverso do mercado internacional impacte os preços praticados internamente está na gestão de custo do agricultor brasileiro.


Recentemente, Israel abriu mercado de carne frango para o Brasil. A notícia animou o setor, uma vez que é a proteína animal mais consumida naquele país, algo em torno de 42,5 quilos per capita por ano, o que torna os israelenses os maiores consumidores do produto por habitante.


Segundo dados do Ministério da Agricultura israelense (MOAG), as projeções deste mercado são promissoras, com expectativa de aumento da demanda para mais de 700 mil toneladas anuais até 2026.


Enquanto o conflito entre Hamas e Israel aumenta, vidas são ceifada e o restante do mundo segue temeroso com os próximos capítulos da história recente da humanidade.

MAIS NOTÍCIAS