Eventos

Setor de bioinsumos pede regulamentação e segurança jurídica

Evento na capital paulista reuniu produtores e representantes da indústria

Modelo

Renata Afonso

16/10/2023 16:11

Eventos

O mercado de bioinsumos, que envolve várias categorias de produto, tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos. A expectativa é que em 2030 o mercado movimente 17 bilhões de reais.


Um levantamento feito pela Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, mostra que em 2022, os biofertilizantes movimentaram 4,8 bilhões de reais. Desde 2019, o setor tem crescido 32% ano.


“O Brasil está evoluindo bastante e está enxergando a sua realidade e, dentro da sua realidade, está desenvolvendo tecnologias adequadas para isso, para diminuir a dependência dos insumos que vem de fora”, disse o Presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Roberto Levrero.


Foi realizado nesta segunda-feira, 16, em São Paulo, o Fórum Bioinsumos no Agro para debater o futuro do setor. Um dos pontos debatidos foi a regulamentação do mercado de bioinsumos. O setor defende uma legislação própria para ter segurança jurídica.


Já existem alguns projetos de lei em discussão no congresso sobre o tema. “A regulamentação vem nessa linha de garantir um regramento para a indústria e aonde as partes possam competir de forma organizada e sempre prezando pela qualidade”, destacou o head Brasil e Cone sul da Syngenta, Victor Sonzogno.


O Fórum contou com a participação do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e reuniu mais de 600 participantes.


MAIS NOTÍCIAS